Muita gente acredita que limpar a casa é uma tarefa complicada. No entanto, a influenciadora digital Iborema de Almeida, parceira da Bettanin e responsável pelo grupo do Facebook “Marias Vem Comigo”, que conta com mais de 1,6 milhão de participantes que compartilham dicas para o dia a dia, explica que, com um pouco de organização, tudo fica mais fácil e simples.

Confira o passo a passo e saiba o que fazer:

1º passo: Planejamento é essencial
Antes de tudo, é necessário se organizar. Isso significa que é preciso ter mente que, na maioria das casos, não será possível finalizar a limpeza em apenas um dia. “A dica é separar pelo menos uma semana para fazer a faxina total da casa e organizar uma agenda, sendo cada dia para a limpeza completa de um dos cômodos e a diária do restante”, indica a influenciadora.

2º passo: Hora de desapegar
Primeiro, veja tudo o que está guardado dentro dos guarda-roupas, armários da cozinha, banheiro e sala – e verifique se há utilidade. Achou algo dispensável e que não dá para ser doado? Jogue fora. O que ainda estiver em bom estado, mas não possuir mais utilidade, coloque em caixas para doação.
Aquilo que ainda for útil, guarde em caixas organizadoras dentro dos armários. “Se organizar tudo direitinho, a chance de virar bagunça é menor e a limpeza do dia a dia, ao longo do ano, se tornará muito mais prática”, ressalta.

3º passo: Momento ideal para lavar e limpar tudo
Sabe aquela janela que faz tempo que não recebe uma atenção especial? Ou até mesmo a cortina que está há tempos sem ver água? E os tapetes, as capas de almofadas, os edredons e os cobertores que não são lavados há meses? É hora de reverter essas situações.

Esse é o momento de lavar o interior de todos os armários também. Em seguida, coloque um produto para evitar mofo, capaz de reter a umidade do ar e evitar fungos e odores. Para trazer um cheiro agradável, o aromatizador é bem-vindo.

4º passo: Limpar do chão ao teto
Para a faxina ser completa, é necessário prestar atenção em todas as partes do cômodo. “Já que estamos na empolgação, esse é o momento ideal para limpar espaços que não fazemos isso com frequência, como teto, azulejos, paredes e forros. Mas não pense que será um sacrifício. Use e abuse dos utensílios que facilitam essas tarefas mais pesadas, como é o caso dos mops ”, conta.

5º passo: Atenção especial à cozinha
Por ser o local em que as refeições são preparadas, a cozinha é um dos ambientes que requer atenção maior – e, por isso, deve-se dedicar mais tempo. Por lá, há diversos itens capazes de colocar a saúde dos moradores em risco .

Para evitar problemas, a recomendação é acabar com toda a sujeira dos eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas e coifa, com produtos próprios para cada um deles. O importante é eliminar as bactérias e trazer brilho aos itens.

Em seguida, é a vez da geladeira. “Primeiro, é necessário retirar todos os itens e colocar em um isopor para manter a temperatura. Depois, tire todas as prateleiras, lave e esfregue bem. Deixe secar”. Enquanto isso, limpe o interior com uma esponja umedecida com água morna e detergente neutro. A secagem deve ser feita com um pano seco e limpo.

“Se o freezer tiver acumulado muito gelo, aconselho descongelar a geladeira antes”, ressalta Iborema. Depois, a dica é utilizar um neutralizador de odores para evitar possíveis cheiros ruins e desagradáveis.

Fonte: IG

Compartilhe
Anapel - WhatsApp
Enviar